Lesoto (antiga Basutolândia) é um pequeno país da África Austral, encravado no interior da África do Sul. O país tem um dos mais altos índices de contaminação do Vírus HIV do mundo. Incrustado na África do Sul, montanhoso e sem saída para o mar, o país é o antigo Reino da Basutolândia, um dos países etnicamente mais homogêneos da África: 99% de sua população é da etnia basoto. O país vive da agricultura e criação de ovelhas nos montes Drakensberg, que domina a maior parte do território e atingem mais de 3 mil metros de altitude. É bastante dependente da África do Sul. O dinheiro enviado por seus cidadãos empregados nas minas e fábricas sul-africanas representa 26% do PIB. Fonte Wikipédia - A enciclopédia livre.
O tal país, Lesoto, fica bem no meio da África do Sul, tem área um pouco maior que o estado de Sergipe e caracteriza-se por ser muito alto. Sua altitude média é 1.500 m acima do nível do mar.
Você que está louco pra saber mais desse país, saiba que é uma antiga colônia inglesa, naturalmente fala o idioma inglês e também o sesotho, um dialeto nativo. Nem precisa dizer que é extremamente dependente do país circunvizinho e tem cerca de 2 milhões de habitantes.
Pronto, a partir de hoje se considere um quase expert em Lesoto. Mas, se quiser saber mais vai lá na Wikipédia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lesoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário